Arquivos

Categorias

Municípios contra a redução no IPI

Redução do IPI gera críticas da CNM

A redução de 25% na alíquota do IPI determinada pelo governo federal, gerou críticas da CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) criticou a redução determinada pelo governo federal de até 25% da alíquota do IPI. A entidade afirma que a medida resultará na perda de R$ 4,8 bilhões em receita para as prefeituras. O montante representa 40% de um mês do FPM dos 5.568 municípios. Segundo a confederação, a perda de receita vai prejudicar ações de custeio e investimento nas áreas sociais. O FPM é abastecido com recursos do Imposto sobre Produtos Industrializados e do Imposto de Renda. O governo federal estima em R$ 19,5 bilhões a renúncia fiscal em 2022 com a redução do imposto sobre produtos industrializados.

Leia também

Governo avalia reduzir imposto para estimular indústria, diz Guedes

O governo federal estuda reduzir em até 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados, tributo federal que incide sobre os artigos industrializados, nacionais ou importados, à venda no país.Governo avalia reduzir imposto para estimular indústria, diz ministro O governo federal estuda reduzir em até 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo federal que incide sobre os artigos industrializados, nacionais ou importados, à venda no país.Governo avalia reduzir imposto para estimular indústria, diz ministro O governo federal estuda reduzir em até 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo federal que incide sobre os artigos industrializados, nacionais ou importados, à venda no país.

Anúncios

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a intenção é estimular a atividade econômica, diminuindo custos que o setor produtivo acaba por repassar ao consumidor final.