Arquivos

Categorias

Muçulmanos de Foz celebram o Ramadã

O Ramadã, considerado o mês sagrado para o islamismo, iniciou nesta sexta-feira (20), atendendo o Calendário Lunar. Em Foz do Iguaçu, cidade brasileira onde se concentra a segunda maior comunidade islâmica presente no Brasil, os cerca de 12 mil muçulmanos dão início às celebrações de jejum do amanhecer até o pôr do sol. Durante os dias, são ofertadas cinco orações inclinadas para a Meca na mesquita da cidade, um dos principais cartões turísticos da Terra das Cataratas.

Uma das mesquitas de Foz do Iguaçu é a Omar Ibn Al-Khatab (foto), erguida em 1993, destaca o Foz Notícia. O símbolo islâmico é um templo suntuoso e perceptível de longe, caracterizado por suas torres com 15 metros de altura e de arquitetura moderna, atraindo a atenção dos turistas. Na parte interna, a mesquita é decorada com figuras abstratas e quadros com versículos do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos.

De acordo com o guia religioso, xeique Mohamed Khalil, no Brasil esse jejum corresponde a cerca de 13 horas. A celebração é classificada pela comunidade islâmica como consagração espiritual. O Ramadã retrocede há muitos séculos, cerca de 610 d.C. Era nesse período, durante o nono mês lunar, que os muçulmanos acreditaram em Deus, ou Alá, ao revelar os primeiros versos do Alcorão, o livro sagrado do islamismo. Conforme o dogma, um comerciante chamado Maomé estava andando em um deserto perto de Meca, onde hoje está localizada Arábia Saudita.

Certa noite, uma voz vinda do céu o chamou. Dizem ser a voz do anjo Gabriel, que falou que Maomé tinha sido escolhido para receber a palavra de Alá. Nos dias posteriores, Maomé começou a falar os versos que seriam transcritos, compondo o Alcorão.

Ainda em relação à mesquita de Foz do Iguaçu, os turistas interessados em realizar visitas precisam respeitar alguns costumes, como deixar os sapatos na entrada do templo.