Nós, do MST, queremos lhe fazer um convite especial e irrecusável. No dia 24 de janeiro, estaremos comemorando o 25º aniversário do nosso Movimento. Faremos esta festividade no assentamento Novo Sarandi, nos municípios de Pontão/RS e Sarandi/RS, próximos à Encruzilhada Natalino, um dos berços das lutas históricas dos camponeses na década de 1960 e do próprio MST no final dos anos 70.
Como movimento social do campo, e parte da história de organização da classe trabalhadora, temos consciência de que o MST foi construído, e persistiu nesses 25 anos, como uma obra coletiva. Há a colaboração ativa e solidária de milhares de pessoas. Alguns anônimos, quase imperceptíveis, mas de inestimável contribuição à nossa história. Outros, sempre presentes, nos ajudaram a superar momentos de grandes dificuldades. Juntos, vibramos com significativas vitórias que obtivemos. E, mutuamente, nos consolamos nas derrotas, em busca de ânimo e forças para novas batalhas.
Quando parecia que os inimigos da Reforma Agrária iriam triunfar, quando alguns aliados deixaram de sê-los, quando as vitórias tornaram-se escassas, estivemos sempre em boa e valorosa companhia. Por isso, resistimos e crescemos. Essa construção coletiva da nossa história é o que mais nos orgulha, nos fortalece e nos dá certeza que estamos no caminho certo. Queremos, agora, comemorar essa trajetória histórica na sua companhia. Você faz parte dessa obra. E, acreditamos, está obra faz parte da sua história de vida pessoal.
de João Pedro Stédile, líder do MST, ao deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB)
Deixe um comentário