O Ministério da Saúde acaba de criar um grupo de trabalho que vai estudar a inclusão de um farmacêutico nas equipes do Programa Saúde da Família.
A informação é do deputado João Arruda (PMDB-PR), no Contraponto Brasil, programa levado ao ar em dois diferentes horários nesta segunda-feira (26) pela TV Bandeirantes.
“Olá. Hoje quero falar com você trabalhador e dona de casa que usa muito a farmácia. Você sabia que a atuação do farmacêutico do SUS poderá ser ampliada?”
“O Ministério da Saúde acaba de criar um grupo de trabalho que vai discutir exatamente isto”, informa João Arruda.
“A ideia é incluir o farmacêutico nas equipes do Saúde da Família. Eles vão orientar a população principalmente sobre o uso correto de medicamentos”, informou João Arruda.
“Você acredita que esta mudança vai melhorar o atendimento na área de saúde do nosso país? O farmacêutico tem condição de poder orientar e trabalhar como médico muitas vezes?”, indagou.
“Acesse o meu site e dê a sua opinião, no www.joaoarruda.com.br”, concluiu o deputado.
acredito sim que essa açao ajudaria na melhoria da sua da população, uma vez que com a orintação de um farmaceutico as pessoas iriam aderir melhor ao tratamento medicamentoso e também diminuiriam na automeidcação que é um problema gravissimo de saude publica.
qUE BOM QUE ISTO ESTA SENDO DISCUTIDO A NIVEL DE m.s
eSPERAMOS FIRMEMENTE QUE SE TORNE REALIDADE POIS TRATA-SE DA INCLUSÃO DE UM RPOFISSIONAL ÚNICO CAPACITADO PARA ORIENTAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS.
TEMOS VÁRIOS CASOS DE ORIENTAÇÃO ERRADA SOBRE O BOM USO DE MEDICAMENTOS E O AGRAVAMENTO DA SITUAÇÃO CRÔNICA DOS PACIENTES ELEVANDO E MUITO O CUSTO DESTE TRATAMENTO.
pARABÉNS.
Isso é muito importante para saúde da população, sou farmacêutica e atendo muitos pacientes da rede pública com dúvidas sobre a medicação, principalmente os idosos que fazem uso continuo.
Não sabem horário de tomar, não tomam corretamente etc.