Foz do Iguaçu será um dos municípios contemplados, ainda em 2020, com a implantação do método Wolbachia, procedimento inovador e autossustentável para complementar as demais ações de prevenção ao mosquito transmissor da dengue. A informação foi confirmada ao prefeito Chico Brasileiro (PSD) pelo coordenador-geral de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde, Rodrigo Fabiano do Carmo Said, em reunião da Frente Nacional de Prefeitos em Florianópolis (SC).
Um dos temas incluídos no evento e que motivou bastante discussão foi a questão do coronavírus e da dengue. “Nós aproveitamos para apresentar a experiência de Foz do Iguaçu no enfrentamento, cuidado desde cedo com a formação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, em termos de orientação e acompanhamento”, informou Brasileiro.
“Também aproveitamos para reivindicar ao Ministério da Saúde que implante em Foz do Iguaçu o método Wolbachia”, completou o prefeito. O sistema já é realidade de forma experimental em alguns municípios do país, principalmente em Niterói (RJ). “O MS confirmou hoje aqui, através do representante [Rodrigo Said], que Foz está na lista das próximas etapas, ainda este ano, da implantação.”
Conforme Brasileiro, o evento contou com participação do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. A cidade, segundo ele, sempre enfrentou grandes epidemias, mas neste ano está com índice de infestação de dengue próximo a zero.
Deixe um comentário