Arquivos

Categorias

MP CONFIRMA INVESTIGAÇÃO NA PREFEITURA DE CURITIBA

Os vereadores da bancada de oposição ao prefeito Beto Richa (PSDB) solicitaram nesta quarta-feira (8) ao Procurador Geral de Justiça do Paraná, Olimpio de Sá Sotto Maior Neto, que o Ministério Público investigue todas as irregularidades nos processos licitatórios realizados pela prefeitura de Curitiba. O pedido foi feito, em enconro com o procurador, pelos vereadores Pedro Paulo, Jonny Stica (PT) e professora Josete (PT) e os vereadores Noemia Rocha (PT) e Algaci Túlio (PMDB).

Segundo Pedro Paulo o requerimento para a instalação da CPI das Licitações na Câmara "continuará em aberto e aguardando a adesão de outros vereadores, até porque não tem sentido pedir ao MP que investigue e desistir de uma obrigação que também é nossa". No documento apresentado ao MP, a bancada oposicionista relaciona irregularidades e problemas em várias licitações como o lixo, transporte coletivo, agências de publicidade, radares, iluminação pública, serviço funerário, recapeamento asfáltico e outras.

O caso emblemático, também relatado no documento, é o que o envolve o empresário Alberto Klaus (ex-presidente do PP de Curitiba e aliado do prefeito) dono da Construtora Iguatemi, acusado de forjar documentos para participar de licitação. Mesmo desqualificado, acabou subcontratado pela vencedora da licitação (Catedral) e teve outros e novos contratos assinados com a prefeitura.

Ainda sobre a Iguatemi, a prefeitura divulgou nesta semana que rompeu os contratos e "puniu" as empresas envolvidas – Catedral e Iguatemi, com "suspensão" por 180 e 90 dias respectivamente e multa de R$ 18,5 a Catedral. Depois de cumprida a punição ambas poderão voltar a prestar serviços ao município.