Arquivos

Categorias

Turismo do Paraná em recuperação

Turismo do Paraná em recuperação A movimentação das atividades turísticas cresceu 13,7% no Paraná em 2021, na comparação com o ano passado. Os dados são do IBGE. Uma das principais atividades afetadas pela pandemia de Covid-19, o turismo paranaense apostou na retomada e alavancou o crescimento ao longo dos meses. Segundo o IBGE, o setor iniciou o ano com resultados muito baixos. Em janeiro de 2021, a variação acumulada de 12 meses era -37,1%, na comparação com os 12 meses anteriores.

A movimentação das atividades turísticas cresceu 13,7% no Paraná em 2021, na comparação com o ano passado. Os dados são do IBGE. Uma das principais atividades afetadas pela pandemia de Covid-19, o turismo paranaense apostou na retomada e alavancou o crescimento ao longo dos meses. Segundo o IBGE, o setor iniciou o ano com resultados muito baixos. Em janeiro de 2021, a variação acumulada de 12 meses era -37,1%, na comparação com os 12 meses anteriores.

A partir de abril, esse resultado começa a ser revertido e, após sucessivas altas a cada mês, em outubro veio o primeiro resultado positivo no acumulado de 12 meses, com aumento de 2,3%. As taxas de crescimento em dezembro, período em que se inicia a temporada de verão, foram fundamentais para fechar o ano com bons números. O setor avançou, naquele mês, 6% com relação a novembro e 22,5% ante dezembro de 2020.

Anúncios

O principal ponto turístico do Estado, o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas, superou as expectativas de público em 2021. A unidade de conservação recebeu 655.335 visitantes durante o ano. Houve grande aumento no segundo semestre, com 446.975 turistas visitando a atração, 105% a mais que nos últimos seis meses do ano anterior.

Segundo a administração do parque, 92% dos visitantes foram brasileiros, mas turistas de 100 nacionalidades diferentes estiveram no local. Na sequência dos países com mais representatividade vêm Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Colômbia, França, Alemanha, Espanha, Rússia e Peru.

Anúncios