Moradores e turistas que visitam Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, podem conferir a partir desta sexta-feira (12) a exposição ‘Múltiplo Leminski’. A mostra de obras do poeta curitibano estará aberta ao público no Ecomuseu de Itaipu até o dia 20 de outubro. No mesmo local, poderá ser vista ainda a exposição ‘Arqueologia em Linhas de Transmissão – Memória e Energia no Oeste do Paraná.
Antes de chegar à fronteira, Múltiplo Leminski passou pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. E, depois de passar pela fronteira, a mostra inspirada no paranaense seguirá para outras cidades brasileiras, como Goiânia (GO) e Fortaleza (CE). “A programação está fechada até 2015”, comentou a curadora da exposição itinerante, Áurea Leminski, filha do poeta. Além de Áurea, a mãe dela, Alice Ruiz, e a irmã, Estrela, são responsáveis pela mostra.
Para ser montada no Ecomuseu, a mostra precisou ser reduzida, já que o espaço – pouco mais de 300 m² – é menor que o usado no MON, onde a exposição se espalhou por uma área de 1.700 m². Apesar da diferença, Alice garante que todas as facetas de Leminski estão representadas no Ecomuseu e com uma vantagem. “Fica mais aconchegante, mais intimista”, observa a também artista.
A exposição é dividia conforme as várias fases do artista e traz painéis com fotos, vídeos, discos, reproduções de grafites, histórias em quadrinhos, poesias escritas em guardanapos, a máquina de escrever que ele usava e muitos livros.
A entrada será gratuita para a comunidade de Foz do Iguaçu e região. Já os turistas que adquirirem ingressos para visitar os atrativos do Complexo Turístico Itaipu vão ganhar entradas para a mostra. As reservas podem ser feitas pela internet. A exposição poderá ser vista de terça a domingo, das 8h às 16h30.
Deixe um comentário