Arquivos

Categorias

Morto não dá voto, diz Fruet

0703cemiterio

A máxima que morto não dá voto parece nortear o abandono dos cemitérios municipais em Curitiba. Matéria da Tribuna do Povo de hoje relata que o Cemitério São Francisco de Paula, o cemitério municipal, está sofrendo com a ação dos vândalos. Boa parte dos túmulos que compõe o local foi roubado. Os ladrões quebram os mármores para roubar alças e outros tipos de peças de cobre e bronze. As esculturas também não escapam e algumas placas com os nomes das famílias também são furtadas.

O caso mais emblemático é o do túmulo da tradicional dupla sertaneja Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. Parte da estrutura da sepultura dos artistas foi quebrada. Há cerca de 20 dias atrás, vândalos danificaram o mármore e roubaram uma escultura de viola forjada em bronze para homenagear a dupla. Após o crime, as placas com fotos que identificam o túmulo ficaram soltas.

Para quem frequenta o cemitério as constantes ações dos vândalos não são novidade. Segundo a aposentada Anna Rosa de Souza o vandalismo ocorre quase que diariamente no local. “No túmulo da minha família tivemos que trocar as alças, pois as de cobre já foram levadas em três oportunidades. Agora é de pedra mesmo. E como eu venho quase que semanalmente, sempre vejo outros túmulos destruídos. É um absurdo.”

Uma funcionária que não quis se identificar disse à reportagem que a região do cemitério que tem saída para Rua João Manoel é a que mais sofre com a ação dos vândalos. “Por não ter tanto movimento e ser mais escuro à noite, essa área tem muito túmulo danificado pelo bandidos. Além disso são constantemente pichados. É uma pena”, lamenta.

A direção do cemitério reconhece o problema e informou que está trabalhando junto à prefeitura e à Guarda Municipal na elaboração de um projeto para a implementação de um sistema de videomonitoramento. “Acreditamos que essa seja a maneira mais eficaz já que com as câmeras, que têm longo alcance, é possível agir de maneira mais rápida e pontual no momento da ação dos vândalos”, disse Patrícia Rocha Carneiro, diretora do departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.