O projeto anticrime apresentado nesta segunda-feira (4) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, “reciclou” pelo menos 10 tópicos do famoso pacote das 10 medidas de combate à corrupção que “naufragou” no Congresso Nacional entre 2016 e 2017 (leia a íntegra do projeto). Informações da UOL.
O pacote das 10 medidas foi um projeto de iniciativa popular que contou com a assinatura de mais de 2 milhões de pessoas. Ele foi encabeçado pela PR-PR (Procuradoria da República no Paraná) no auge da Operação Lava Jato.
Moro, então no comando da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, chegou a participar de uma sessão da comissão especial que analisava a matéria na Câmara dos Deputados para defender a iniciativa.
Apesar do empenho do então magistrado, o projeto foi esfacelado ao tramitar na Câmara dos Deputados. Das dez medidas inicialmente propostas, apenas uma foi aprovada pelo Plenário da Câmara de forma integral. A proposta ainda tramita no Senado.
Na época, o então deputado e hoje ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o projeto estava sendo “dizimado”.
Agora, para Moro, o Congresso vive “outro momento político”.
“Há uma abertura maior para propostas relacionadas a essa área de corrupção. Muitas vezes no passado, houve também problemas de conflitos e tensões decorrentes do momento circunstancial. Acredito que essas questões foram muito superadas com a eleição do novo governo federal”, afirmou.
link da matéria
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/02/05/projeto-anticrime-de-moro-recicla-pacote-de-medidas-anticorrupcao-do-mpf.htm
Deixe um comentário