Sergio Moro é o principal adversário de Jair Bolsonaro na corrida presidencial de 2022, segundo levantamento da Quaest Consultoria e Pesquisa.
Na sondagem, Moro aparece com 19% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 22%. O ex-juiz da Operação Lava-Jato e ex-ministro da Justiça supera seu antigo chefe em alguns segmentos, como entre pessoas com mais de 60 anos (24% a 22%) e com renda mensal superior a cinco salários mínimos (24% a 15%).
Moro também está à frente de Bolsonaro nas regiões sudeste (24% a 21%) e sul (20% a 18%).
Candidatos da esquerda só aparecem na terceira e na quarta colocações. Derrotado no segundo turno em 2018, Fernando Haddad, do PT, tem 13%. Já Ciro Gomes, do PDT, registra 12%.
A acirrada rivalidade entre eles não é apenas numérica. Ciro tenta tomar de Lula, o padrinho de Haddad, o papel de líder entre os de esquerda. Uma de suas estratégias é dialogar com diferentes setores da sociedade, o que inclui antigos rivais, enquanto o ex-presidente insiste em falar apenas aos convertidos.
Em quinto e sexto lugares, muito distantes dos dois primeiros pelotões, estão o apresentador Luciano Huck (5%) e Guilherme Boulos (3%), do Psol.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), registra apenas 2%. Faltando mais de dois anos para a votação, outro dado chama a atenção: 23% dos entrevistados dizem não ter candidato.
Deixe um comentário