Arquivos

Categorias

Moro decide se mantém preso marqueteiro do PT

Moro decide se mantém preso marqueteiro do PT

O juiz Sérgio Moro tem até amanhã (quinta-feira, 3) para decidir se mantém preso o marqueteiro do PT, João Santana. O juiz também deve avaliar se mantém presas a mulher de João Santana, Mônica Moura e a funcionária da Odebrecht, Maria Lúcia Tavares. As informações são de Ana Kruguer na rádio CBN/Curitiba.

Os três são alvo da 23ª fase da Operação Lava Jato e estão presos temporariamente desde o início da semana passada. Na última sexta feira (26), Moro decidiu prorrogar por mais cinco dias a prisão temporária dos investigados para ter mais tempo de analisar documentos apreendidos na operação.

Desta vez o juiz não pode mais prorrogar a prisão temporária. Moro vai ter que decidir se pede a prisão preventiva, válida por tempo indeterminado, ou se os três podem ser soltos.

A 23ª fase da Operação foi deflagrada no dia 22 de fevereiro e foi batizada de Acarajé, termo usado pelos suspeitos para pagamentos ilegais. Nesta fase da operação são apuradas movimentações de cerca de U$ 7, 5 milhões – dinheiro que teria sido desviado da Petrobras.

Na semana passada Moro já decidiu soltar os investigados Vinícius Veiga Borin, suspeito de gerenciar contas secretas da Odebrecht no exterior e Benedicto Barbosa, vice-presidente da Odebrecht Infraestrutura. Eles também foram presos na 23ª fase da operação.

Para o juiz, Vinícius Borin e Benedicto Barbosa estão envolvidos nos delitos investigados, mas tiveram menor participação. No entanto, os dois estão sob medidas cautelares. Eles estão proibidos de deixar o país ou de mudar de endereço sem autorização judicial, por exemplo.