Arquivos

Categorias

Juiz Sérgio Moro aceita denúncia e Palocci vira réu na Operação Lava Jato

palocci

O juiz Sergio Moro aceitou nesta quinta-feira (3), a denúncia contra o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci Filho, que vira réu na Operação Lava Jato, sob acusação de corrupção. O ex-ministro, preso preventivamente em Curitiba, é acusado de receber propina do grupo Odebrecht a fim de defender os interesses da empresa. As informações são da Folha de S. Paulo.

Segundo a investigação, ele teria solicitado e coordenado o pagamento de R$ 128 milhões em propina pela Odebrecht, apontam planilhas apreendidas pela PF e intituladas “Posição Programa Especial Italiano” –alcunha atribuída a Palocci.

“Há razões fundadas para identificar Antônio Palocci Filho como a pessoa identificada pelo codinome ‘Italiano’ no Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht”, escreveu Moro, no despacho que acatou a denúncia.

O juiz citou como evidências mensagens trocadas entre executivos da Odebrecht e anotações de suas agendas, que fazem menção ao “Italiano” e ao ex-ministro em datas coincidentes.

A denúncia acatada por Moro trata especificamente do pagamento de US$ 10 milhões em propina para o casal de publicitários João Santana e Mônica Moura, entre 2011 e 2012. O dinheiro teria vindo de um contrato de sondas da Odebrecht com a Petrobras, em cuja licitação Palocci interferiu, segundo a acusação, para beneficiar a empreiteira.

O ex-ministro é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Além dele, também viraram réus o empresário Marcelo Odebrecht, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o casal de publicitários e outras dez pessoas.

O juiz Moro destacou, no despacho, que “a avaliação das questões de fato e de direito ora feita se faz em cognição sumária e é meramente provisória”, e que não há juízo de valor na decisão de aceitar a denúncia.

Foto: internet