O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, encaminhou oficio ao governo solicitando informações sobre o cumprimento de um decreto que determina a transferência de presos das delegacias para penitenciárias.
Segundo o parlamentar, a Comissão de Segurança deseja obter informações sobre o andamento das transferências, sobretudo de que forma elas estão sendo conduzidas pela Secretaria de Estado da Justiça, Pasta responsável pela guarda e transporte de detentos no Paraná. “A informação que temos é de que muitos detentos ocupam espaços apertados em delegacias, mesmo com vagas ociosas em presídios”, comenta o parlamentar. O Depen é responsável hoje pelo cuidado de 3.500 presos, apesar das 14 mil vagas existentes no sistema. Já a SESP, que cuida de 14 mil detentos que permanecem em delegacias, possui apenas 3.500 vagas.
“Isso ocorre em virtude de uma inversão de competências. O decreto assinado pelo governador resolve esses problemas. No entanto, é preciso saber se ele está sendo cumprido”, diz Moraes.
Deixe um comentário