do Foz Notícia
Preocupado com a redução de 70% no movimento comercial de Ciudad Del Este o Deputado paraguaio Carlos Portillo segue para São Paulo na tarde de hoje (23) para encontrar a presidenta Dilma Roussef. No encontro, o político radicado na fronteira do Paraguai com o Brasil, deve cobrar a implantação de uma área de livre comercio na fronteira, conforme o acordo do MERCOSUL.
Portillo já antecipou também sua vontade de implantar a “Comissão de Recuperação do Comercio Fronteiriço”, projeto endossado pelo senado do país vizinho. “A queda no movimento do comercio é muito preocupante e agora as autoridades precisam fazer algo a respeito. Muitas pessoas estão sendo afetadas por esta situação.” Explicou Portillo em entrevista ao jornal Diário Vanguardia.
“Os controles exercidos pelas autoridades brasileiras são desnecessários e tem prejudicado ambos países.” Afirma Portillo, que acredita que é possível estabelecer regras comerciais sem o uso de “cotas” para mercadorias e até mesmo com o uso de uma moeda comum, com práticas semelhantes as praticadas pela União Europeia. Segundo o político paraguaio, as autoridades Argentinas também teriam interesse nessas novas práticas comerciais.
Deixe um comentário