Arquivos

Categorias

Ministro da Educação confirma nome ligado à bancada evangélica para secretaria-executiva

Um novo movimento no Ministério da Educação (MEC), palco de uma crise que se arrasta há uma semana, levou Iolene Lima ao cargo de secretária-executiva . Ela é ligada a Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios, uma organização não-governamental, e tida como um nome mais palatável ao grupo conservador. Iolene vai ser a terceira pessoa a comandar, somente nesta semana, o departamento considerado vital para o funcionamento da pasta. As informações são de O Globo.

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, confirmou o nome de Iolene para a Secretaria Executiva nas redes sociais na tarde desta quinta-feira. A comissionada está no MEC desde janeiro como diretora de capacitação técnica, pedagógica e de gestão de profissionais na Secretaria de Educação Básica. Ela também atua como substituta eventual da titular, Tânia Leme. Iolene foi para Suzano, em São Paulo, acompanhar os desdobramentos do tiroteio em uma escola da cidade.

Até segunda-feira, o secretário-executivo era Luiz Tozi, demitido após ter sua cabeça pedida pelo escritor Olavo de Carvalho . No lugar dele, foi nomeado Rubens Barreto da Silva, que também passou a ser atacado pelos grupos ligados ao escritor. Agora, Iolene Lima deve assumir, numa tentativa de o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, de manter-se no cargo.

Bacharel em pedagogia e especialista em orientação educacional, Iolene é um nome alinhado com a bancada evangélica, exatamente o grupo que vem reclamando de falta de participação no governo, especialmente no MEC. Ela é do Conselho de Administração da Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios.

No site, a entidade afirma: “Se quisermos construir uma nação cristã livre, precisamos estabelecer fundamentos bíblicos para a Educação, Governo, Economia e Política”. Diz também: “Neste contexto, a educação é uma questão estratégica tanto no estabelecimentos do Reino de Deus quanto no desenvolvimento da nossa nação”.

Iolene ganhou espaço no MEC, onde chegou em janeiro deste ano para ser diretora em área voltada à qualificação de professores do ensino básico, e se tornou mais próxima do ministro. Foi designada como substituta eventual da secretária de Educação Básica, Tânia Leme de Almeida.

Tânia, assim como Tozi e Silva, que deixaram a secretaria-executiva da pasta, também é um quadro que passou pelo Centro Paula Souza, ligado ao governo de São Paulo e que administra escolas técnicas e faculdades de tecnologia. Tozi foi chamado de “tucano” pela ala de “olavetes”, como se autodenominam os seguidores de Olavo de Carvalho. Eles fazem uma campanha nas redes contra a volta da “velha política” aos quadros da Educação.

A briga entre “olavetes” e outros grupos da pasta, considerados mais técnicos e menos ideológicos, é associada a exonerações e movimentações que ocorrem desde sexta-feira, e atingiu a secretaria-executiva, até então tocada por Tozi.

link da notícia
https://oglobo.globo.com/brasil/ministro-da-educacao-confirma-nome-ligado-bancada-evangelica-para-secretaria-executiva-23521774