Foz do Iguaçu estará entre um dos destinos turísticos mais procurados durante a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos. A expectativa positiva, confirmada pelo crescimento da visitação, reforçou a prioridade para investimentos na estrutura de atendimento aos visitantes. Baseado nisso, a Secretaria de Turismo desenvolveu propostas para a construção de dois Centros de Atendimento ao Turista, Quiosque de Informação e o reaparelhamento dos atuais Postos de Informações.
A princípio, a chamada havia sido aberta apenas para as 12 cidades-sedes da Copa 2014, porém, as constantes interlocuções da Secretaria Estadual do Turismo, somados a documentos com provas irrefutáveis de que Foz do Iguaçu será uma cidade estratégica no contexto dos megaeventos de 2014 e 2106, o MTUR estendeu a chamada para Foz.
O investimento, avaliado em R$ 1,2 milhão, já foi aprovado pelo Ministério do Turismo, onde conta com a contrapartida de R$ 200 mil da SETU-PR. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento do Turismo da Secretaria, que definiu os locais onde serão instaladas as novas estruturas.
“A conquista dos CAT´s e do Quiosque, bem como a reforma e reaparelhamento dos PITs foi um ganho inestimável para Foz do Iguaçu, na medida que fortalecerá os serviços de apoio receptivo e informações turísticas institucionais do Destino Iguaçu, e por conseguinte, a excelência no acolhimento ao visitantes, itens indispensáveis na cultura do “bem receber”, reforça o secretário de Turismo, Felipe Gonzalez.
Os CAT’s serão edificados na Ponte Tancredo Neves, onde a Receita Federal cederá um espaço junto à aduana brasileira e no Centro Municipal de Turismo, localizado na Avenida das Cataratas. Ambas estruturas terão 140 metros quadrados. Já o Quiosque de Atendimento ao Turista será instalado na 3ª pista da Av. JK num imóvel da prefeitura. O local terá 50 metros quadrados.
Os projetos de cada um dos 03 novos equipamentos de informações turísticas preveem estacionamentos, equipamentos de telefonia, salas para recepção e atendimento dos usuários, sanitários adaptados para portadores de deficiência física e depósitos.
Nos 02 CAT’s e no Quiosque de informações estão previstos ainda computadores de última geração, televisores LCD, 40′, Terminais para consulta online, totens de identificação, mesas e cadeiras padronizadas e ar condicionado central, “e obviamente a presença imprescindível de servidores bilíngues com experiência em atendimento a turistas, nacionais e internacionais”, completou a diretora Rosa Maria Corbari Maccali.
Deixe um comentário