Arquivos

Categorias

Michele Caputo destaca prêmio nacional de saúde bucal para três cidades paranaenses

“Esses são exemplos que devem ser referências para todas as cidades do Estado e mostra que a rede de saúde bucal deve ser estendida na maioria das cidades do Paraná”, disse o ex-secretário estadual de Saúde, Michele Caputo, ao destacar o prêmio nacional de saúde bucal recebido pelas cidades de Curitiba, Ibiporã e Cascavel

As três cidades paranaenses estão entre os vencedoras do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, iniciativa do Conselho Federal de Odontologia para premiar as cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico. Curitiba conquistou o 1º lugar entre as cidades com mais de 300 mil habitantes; Ibiporã ficou com o 2º lugar na categoria de municípios com até 50 mil habitantes; e Cascavel com a 2ª posição entre as cidades com população de 50 mil a 300 mil habitantes. Cada município vencedor receberá um consultório odontológico completo.

Michele Caputo, candidato a deputado estadual pelo PSDB, defende a ampliação da rede de saúde bucal com pronto socorro 24 horas nas principais cidades do Paraná. “A rede de saúde bucal, implantada em março de 2014, consolidou o trabalho estratégico, iniciado em 2011, de organização de uma política estatal de atenção em saúde bucal no Paraná. Isto agora precisa ser ampliado e consolidado com a implantação de pronto socorro odontológico 24 horas nas principais cidades do Estado”, disse Michele Caputo.

“Com a rede de saúde bucal, a assistência ganha um novo olhar, de um modelo de tratamento pontual para o de atenção à saúde, estimulando a prevenção e o controle das doenças bucais e a promoção da saúde”, completou Michele Caputo, número 45000 na urna eletrônica.

PRÊMIO – Instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia, o Prêmio Nacional CFO está dividido em três modalidades, de acordo com o número de habitantes. Para a premiação, são avaliados 10 itens, entre eles financiamento em saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção da saúde bucal, vigilância em saúde bucal e educação permanente.

Pelas regras do prêmio, os municípios concorrentes são responsáveis por enviar aos Conselhos Regionais de Odontologia de cada Estado documentos que comprovem as informações sobre os itens avaliados. Os dados são analisados pela Comissão de Políticas Públicas de Saúde do Conselho Federal de Odontologia.