Arquivos

Categorias

Michele Caputo destaca captação de órgãos no Hospital Regional do Litoral

O ex-secretário estadual de Saúde, Michele Caputo, destacou nesta quinta-feira, 20, a primeira captação total de órgãos (coração, fígado, pâncreas e rins) realizada no último sábado, 15, no Hospital Regional do Litoral em Paranaguá, “É mais um avanço, mais um hospital em condições de captar órgãos, o que mostra que o Estado investiu, preparou os profissionais de saúde e hoje desponta como líder nacional em doação de órgãos para transplantes. Esse é mais um programa que temos que consolidar como política pública de Estado”, disse Michele Caputo, candidato a deputado estadual pelo PSDB e numero 45000 na urna eletrônica.

O destaque obtido pelo Paraná, segundo Michele Caputo, se deve às equipes médicas especializadas, ao apoio do Estado, na destinação de verbas e também a boa aceitação das famílias dos doadores. No último levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o Paraná aparece como o estado com menor índice de recusas de famílias. Apenas 25% dos familiares entrevistados pelas equipes paranaenses decidiram não fazer a doação. No país, a média de recusa após entrevista é de 43%.

A posição do Paraná, frente aos demais estados, é o melhor resultado obtido na história. De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes, no período entre janeiro e junho, o Paraná realizou 602 captações de órgãos, o que representa um índice de 50,2 doações efetivas/100 mil habitantes.

Entre janeiro e agosto deste ano, o Paraná concretizou 382 doações e 654 transplantes de órgãos (418 transplantes de rim, 11 de pâncreas, 212 de fígado e 13 de coração). Além desses, também foram realizados 568 transplantes de córnea e 50 transplantes de órgãos de doadores vivos (49 de rim e 1 de fígado).