O ex-governador Jaime Lerner (DEM) não poupou críticas a intenção do ex-pupilo, o prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB), de levar adiante o projeto do metrô na capital. Em entrevista ao jornal O Estado do Paraná, Lerner deixou muito claro o pensa sobre o tema. Confiram:
”Eu acho desnecessário. No imaginário das pessoas o metrô é como uma rede completa, mas isso não vai acontecer, será apenas uma linha. São Paulo tem quatro linhas, mas 84% dos deslocamentos são feitos por terra. É a superfície que precisa continuar a ser bem operada. Eu continuo acreditando que o futuro está na superfície. Não estou preocupado em provar qual é o sistema melhor, mas o metrô é um meio bem mais caro e que precisa ser subsidiado.
Acho que a população não está sabendo que ela terá que pagar por esse subsídio. Cidades muito maiores como Seul (Coreia do Sul), Bogotá (Colômbia) e Cidade do México (México), por exemplo, estão adotando o sistema aplicado em Curitiba. Então por que nós vamos copiar uma solução de fora? País subdesenvolvido é aquele que compra como última novidade o obsoleto. Nós estamos tentando comprar uma coisa que não existe mais.”
Deixe um comentário