Representantes do Mercosul realizaram em Assunção (Paraguai) nessa quarta-feira (14) uma reunião técnica que precedeu um encontro marcado para esta quinta-feira (15) entre os ministros de Turismo no qual será assinado um documento para declarar a Tríplice Fronteira, compartilhada pelo Paraguai, Argentina e Brasil, zona de interesse turístico.
Da reunião participaram técnicos da Argentina, Paraguai, Brasil, Uruguai e Venezuela, os cinco países do bloco, além de outros da Bolívia, em trâmites para concretizar seu ingresso na formação, e do Chile, que figura como Estado associado, informou em comunicado a Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai.
A agenda incluiu oficinas onde foram planificadas estratégias para impulsionar rotas com múltiplos destinos, desenvolver a promoção turística da área do Mercosul em mercados distantes e avançar na cooperação técnica em estatísticas turísticas, de acordo com a fonte.
Nesta quinta, a capital paraguaia receberá a XVI Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul, na qual serão retomados os temas abordados na reunião precedente e será emitida a Declaração de Interesse Turístico do Mercosul da Tríplice Fronteira.
Nessa zona ficam a cidade argentina de Puerto Iguazú, a brasileira de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, a segunda cidade mais importante do Paraguai, país que até o final deste ano ostenta a presidência temporária do Mercosul.
A zona é também a porta de entrada para as Cataratas do Iguaçu, visitadas por milhares de turistas.
Na sexta-feira (16), organizado pela Senatur, começará o primeiro seminário internacional sobre rotas turísticas com múltiplos destinos, que será aberto com uma conferência de Carlos Vogeler, diretor para as Américas da Organização Mundial de Turismo.
No seminário, serão reveladas as experiências de países como Guatemala, através de sua Rota Maya, da Espanha, por meio do Caminho de Santiago e a do Paraguai e sua Rota Jesuítica, que compreende as missões estabelecidas no século XVII pela ordem dos jesuítas.
Na reunião estarão presentes também autoridades turísticas do Mercosul e representantes de operadoras e agências turísticas da América Latina.
O Paraguai ocupará a vice-presidência da Comissão para as Américas da Organização Mundial do Turismo durante o período 2015-2018, além de integrar pela primeira vez seu Conselho Executivo.
Deixe um comentário