por Digão, do Foz Notícia
A abertura oficial do Pan-americano de canoagem aconteceu na noite de ontem (09), no mirante central de Itaipu, além dos discursos as delegações puderam conferir também o show da iluminação monumental da usina. As provas serão disputadas de hoje a domingo e valem vagas para os Jogos Olímpicos de Londres.
Durante a abertura do evento, o Superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, Superintendente de Comunicação Social de Itaipu, deu as boas vindas aos atletas, e explicou o surgimento do canal da canoagem, criado a princípio apenas como canal da piracema.
Os investimentos na modalidade já começam a render frutos, dois dos onze atletas brasileiros classificados para o pré-olímpico de canoagem slalom integram o Projeto Meninos do Lago, desenvolvido pela Itaipu Binacional, em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
João Vitor Martins Machado disputa a vaga na categoria K1 (caiaque com um atleta) masculino, ele conquistou a segunda melhor posição da seletiva nacional. Leonardo Lucas Curcel obteve o terceiro melhor desempenho da seletiva na categoria C1 (canoa com um atleta) masculino, e no final de semana, ambos estarão disputando sua vaga nas Olimpíadas.
“Até as Olimpíadas (do Rio) teremos muito mais atletas qualificados para disputar medalhas. Atletas formados aqui, com toda estrutura de Itaipu, e que estarão entre os melhores atletas do mundo” explica Piolla. As provas serão transmitidas ao vivo pela Sport Tv, Paraná Educativa e também na internet, pelo site da Federação Brasileira de Canoagem – Clicando Aqui
Antes e depois
Para o superintendente da CBCa, Argos Rodrigues, o Projeto Meninos do Lago é exemplo para o Brasil e modelo para a própria CBCa. Ele disse também que a canoagem brasileira slalom pode ser dividida em duas fases: antes e depois da construção do Canal Itaipu, há três anos, considerada uma das dez melhores do mundo para a prática esportiva.
Antes do canal, os atletas tinham de treinar em rios, ao contrário do que ocorria na Europa. “Depois que passou a treinar num campo realmente específico para a modalidade, o Brasil cresceu muito. E o fator determinante para essa transformação chama-se Canal Itaipu”, avaliou. “Hoje, estamos a um passo de estarmos nas semifinais e finais dos campeonatos mundiais”, acrescentou.
Presidente da CBCa e vice-presidente da Confederação Internacional de Canoagem, João Tomasini Schwertner acompanhou o final da seletiva desta terça-feira e também elogiou a estrutura do Canal Itaipu. Segundo ele, a pista do Rio de Janeiro para os Jogos de 2016 não fica pronta antes de 2014 e, até lá, o Canal Itaipu é a melhor referência para a modalidade no Brasil e na América Latina. “Esperamos poder usar ainda mais este canal”, disse.
Deixe um comentário