O MDB de Curitiba confirmou na noite desta quarta-feira, 26, a indicação do ex-deputado federal, João Arruda, para a disputa das eleições à prefeito de Curitiba em outubro de 2020. “Essa pré-candidatura do João Arruda vem em momento muito importante para o partido e para Curitiba. Estamos construindo um plano de governo com todos os setores e segmentos da cidade. Em 2020, o MDB retoma seu protagonismo como um partido certo para as mudanças que Curitiba precisa em áreas como a segurança, educação, mobilidade urbana e geração de empregos”, disse o presidente do diretório municipal, Rafael Xavier.
“Eu me coloco à disposição para apresentar este projeto para Curitiba. Já começamos a escrever um plano de governo e vamos fortalecer o partido nas suas bases, nos bairros, nas regiões mais afastadas. Vamos ter coordenadores regionais responsáveis pela mobilização e pelas reuniões que faremos em todos os bairros de Curitiba”, disse João Arruda, presidente do MDB do Paraná.
O encontro municipal em Curitiba reuniu mais de 200 pessoas dentre filiados, militantes políticos, simpatizantes, além dos deputados Requião Filho e Anibelli Neto e os vereadores Noêmia Rocha e Professor Silberto. “Nós temos trabalhado já há dois anos desde a eleição do Requião Filho que foi nosso candidato a prefeito em 2016 para estruturar o partido. Trouxemos companheiros antigos do MDB, temos conversado com diversos setores da sociedade, para construir um projeto de governo visando as necessidades do cidadão curitibano.” disse Rafael Xavier.
Plano de governo – O diretório vai organizar, através da Fundação Ulysses Guimarães, palestras, seminários e oficinas mensais a partir de agosto sobre os principais temas da cidade para ajudar a construir um plano de governo para Curitiba. “O que faltava para a gente nas eleições anteriores foi uma preparação adequada nos anos que antecederam a eleição. Com o lançamento da pré-candidatura de João Arruda, nós estamos começando um projeto com tempo para colher as intenções de todos os cidadãos curitibanos e produzir um plano de governo robusto para 2020.” completa Xavier.
Além desse ciclo de palestras, João Arruda pretende iniciar uma série de reunião pelos bairros para ajudar na construção de seu projeto de governo. “A partir de hoje nós começamos a escrever um plano de governo para a cidade e a fortalecer o partido nas suas bases, nos bairros, nas regiões mais afastadas da cidade.” disse.
Para isso, João Arruda contará com o apoio dos militantes do MDB que moram em todos os bairros da cidade. “Vamos ter coordenadores regionais, instrumentos de mobilização para chamar a comunidade, ouvir as suas reivindicações, promover a participação das pessoas e construir um projeto para a cidade.”
Atual modelo – O deputado Requião Filho adianta que alguns pontos do projeto do governo já estão resenhadas a partir da análise crítica às últimas gestões da prefeitura. “Curitiba precisa de uma opção. Já passamos por um prefeito que não conversava com o povo, já tivemos agora o prefeito que disse que sabia fazer tudo e está delegando e terceirizando a prefeitura de Curitiba.”
Durante o encontro, dois pontos da atual gestão da prefeitura foram bastante criticadas, a terceirização dos serviços de saúde e a submissão aos interesses da empresas que atuam no transporte público de Curitiba. “A candidatura do João coloca o MDB como uma opção que vai ser construída ao longa dessa trajetória agora, com os vereadores e com os moradores da cidade. Não é uma candidatura de gabinete, é uma candidatura da base do partido e busca apresentar para Curitiba essa opção, de uma Curitiba que atenda o curitibano”, completou Requião Filho.
O deputado Anibelli Neto diz que a principal característica do ex-deputado João Arruda é o desprendimento como demonstrado na última eleição quando optou pela disputa ao Palácio Iguaçu em vez de uma reeleição certa ao legislativo federal. “João cresceu no último processo eleitoral. Muita gente ainda não conhece, mas muita mais gente tem vontade de conhecer. O fato dele colocar seu meu nome à disposição do partido, significa o seguinte: eu confio no João, eu confio no MDB, e estou a disposição para lutar, para brigar e para termos, quem sabe, uma chapa pura a prefeito e de vereadores”, disse.
Gestão moderna – “Nós estamos muito felizes enquanto emedebistas, na condição de deputado estadual e de vice-presidente estadual, que o MDB de Curitiba tenha seu norte na pré-candidatura do João Arruda. Eu confio e não tenho nenhuma dúvida de que o João é o melhor pré-candidato a prefeito de Curitiba”, completou Anibelli Neto.
Para a vereadora Noêmia Rocha, a candidatura do João Arruda e a construção popular do plano de governo vai atender os déficits da atual gestão. “O João vem com uma gestão moderna, mostra a importância de termos um trabalho de serviço público e a valorização do servidor público, um olhar criterioso sobre empreendedorismo, geração de renda, o que é muito importante numa cidade que estamos com um número elevado de desemprego”.
Além disso, Noêmia Rocha aponta o crescente número de moradores de rua e dependentes químicos, abandonados pela atual gestão. “Acho que João vem inovar, vem para trazer conteúdo para a cidade de Curitiba, um novo tempo para a cidade, um tempo de gestão moderna, um tempo de humanizar Curitiba, de ouvir a população curitibana”, afirma.
MDB vai escolher chapa de vereadores entre mais de 100 pré-candidatos
Outro ponto debatido no encontro municipal do MDB de Curitiba foi a construção de uma chapa de vereadores para as eleições municipais de 2020 a partir das reuniões que o partido nos bairros. “Esses pré-candidatos vão ser defensores do projeto que construíram agora no partido na eleição do ano que vem através de uma chapa de vereadores.” disse João Arruda, presidente estadual da legenda.
“A ideia é a partir do ano que vem, a gente ter 100 nomes de candidaturas viáveis para uma chapa de vereadores. E dos 100 nomes, vamos escolher, fazer uma convenção para decidir sobre os 57 candidatos a vereador, que é o que a legislação permite”, completou João Arruda.
Essa mobilização deixou o vereador Professor Silberto otimista.”Eu acredito que podemos fazer de cinco a seis cadeiras na Câmara de Vereadores de Curitiba se todos trabalharem com o mesmo objetivo, com possibilidade de chegar lá” disse.
Para o vereador, esse trabalho prévio as eleições é muito importante. “Porque não podemos deixar para a última hora. Estamos fazendo a coisa certa. João é uma pessoa que é extremamente capacitada e preparada para administrar a cidade. Estamos no momento certo de lançamento para que possamos construir nos bairros uma candidatura sólida, e vamos conseguir um resultado positivo no futuro, com toda a certeza.” disse.
Participação popular – Um dos nomes cotados para a chapa de vereadores é a do ex-ouvidor de Curitiba e advogado Clóvis Costa. “O João traz uma proposta absolutamente nova que é bastante distinta dessa que está sendo executada pelo atual prefeito”. Clóvis Costa ressalta ainda a construção coletiva do projeto de governo e da gestão da cidade “Participação popular é uma marca do João Arruda na sua trajetória como deputado federal. Nós vamos ter um prefeito que realmente conversa com o povo e que sabe as necessidades reais do povo.”
O jornalista Nello Morlloti também é pré-candidato à vereador em Curitiba e aponta que MDB vai resgatar sua história de êxitos na governança da cidade. “Já mostramos o quanto o MDB é bom de governo no Paraná, em Curitiba, e na maior parte das cidades do Estado. Temos projetos, experiência e excelência na gestão das prefeituras. Teremos uma boa chapa de vereadores que vai respaldar o João Arruda no governo municipal, fiscalizando, propondo novas leis que atendam os interesses dos curitibanos”, disse.
Emedebistas da base do partido também se colocam para ser candidatas a vereador e estão otimistas com a pré-candidatura de João Arruda. “Ele é uma pessoa jovem, tem um espírito bom para vencer, e está bem quisto em Curitiba, nos bairros também. Eu creio que ele vai ser eleito realmente no primeiro turno. E essa chapa que ele montou, uma chapa forte, a ideia dele é boa. Nós temos todas as chances de ganhar essa eleição.” disse Eloir Almeida, filiado da base do MDB.
Deixe um comentário