Será realizado na próxima quinta-feira, 8, a audiência pública “Logística Reversa e Recursos” que vai discutir a ampliação da participação das associações de catadores de papel e novas formas de aproveitamento de resíduos em Curitiba.
A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), uma das propositoras da audiência, juntamente com a vereadora Dona Lurdes (PSB), explica que o tema a é fruto de uma preocupação crescente entre as Associações de Catadores de Material Reciclável, após uma diminuição significativa do lixo reciclado, aproximadamente 50%.
“Temos 32 Associações em Curitiba, são mais de 500 trabalhadores e suas famílias que dependem da venda de recicláveis. A qualidade do lixo que está chegando às associações para reciclar é muito ruim. Caiu cerca de 50%, isso significa que houve uma redução salarial drástica dos catadores que participam da reciclagem”, afirmou Maria Leticia.
Irregularidades
De acordo com relatos das associações, o lixo “bom” não chega para ser reciclado, pois estaria sendo recolhido por pessoas não cadastradas pela prefeitura – antes de os catadores terem acesso. “Os materiais recicláveis não estão chegando neles, conforme informa a associação, esse lixo já está sendo coletado por pessoas que não participam do sistema, ou seja, não estão cadastrados na prefeitura”, adianta Maria Letícia. “E eles pegam a melhor parte do lixo o papelão que é o que rende mais economicamente. Isso é o que me preocupou. e Pior: deixam o resto do lixo, que seria coletado pelas empresas, o lixo reverso – materiais tóxicos e não aproveitáveis – , a coleta reversa não está acontecendo”, lamenta.
Serviço
A Audiência Pública “Logística Reversa e Recursos” será realizada no dia 8 de novembro, às 14 horas, no Auditório Anexo II da Câmara municipal de Curitiba.
Deixe um comentário