Neste dia 1º de agosto, Dia Mundial da Amamentação, a vereadora e médica Maria Letícia Fagundes (PV), alerta sobre importância da amamentação já nas primeiras horas de vida. “Amamentar é mais que um ato de amor, é um processo de adaptação que exige paciência e dedicação, tudo pelo prazer único de amamentar o seu bebê”. ressalta
“O leite materno é um alimento produzido por seu corpo exclusivamente para o bebê, e contém todos os nutrientes, proteínas, açúcar, gordura e vitaminas que o pequeno necessita por seis meses para crescer e se desenvolver com saúde”, completa.
Campanha
Em Curitiba, a maternidade Bairro Novo em conjunto com as unidades de Saúde promovem até o dia 10 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Curitiba. A ação em conjunto com mamaço com mães de recém-nascidos, funcionárias e mães da região, faz parte da campanha mundial de incentivo à amamentação com tema “Amamentação é a Base da Vida” com objetivo de promover estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades garantindo a saúde e desenvolvimento dos bebês.
Em algumas unidades de Saúde de Curitiba a comunidade poderá participar de palestras de incentivo ao aleitamento materno. Maria Leticia alerta que o aleitamento é como uma primeira vacina para o bebê criando anticorpos e ativando o sistema imunológico.
Semana Mundial
A Semana Mundial do Aleitamento Materno é realizada desde 1992 em todo mundo, organizada por ONGs, com chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
No Brasil, em abril de 2017 foi sancionada a Lei 13,435, que instituiu agosto como o “Mês do Aleitamento Materno”, em que as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento devem ser intensificadas.
Deixe um comentário