A vereadora Maria Letícia, presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal, destacou a importância das mulheres buscarem camisinhas femininas nas unidades básicas de saúde – distribuídas gratuitamente o ano todo. “A camisinha feminina traz independência para a mulher. O tempo em que a sua proteção ficava apenas nas mãos dos homens acabou. Hoje a mulher tem poder total sobre seu corpo e do destino dele em relação às consequências de uma relação sexual: gravidez e DSTs”, disse Maria Letícia.
“Em Curitiba temos 111 Unidades de saúde presentes em 75 bairros que disponibilizam as camisinhas. A pílula anticoncepcional deu à mulher a liberdade e a camisinha feminina a proteção”, reforça.
Proteção
A camisinha feminina é feita de feita de borracha nitrílica, que é mais fina ainda que a camisinha masculina e mais resistente. “Tem 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro. Possui dois anéis, um em cada extremidade. O primeiro, na extremidade fechada, garante a fixação da camisinha no colo do útero e o segundo deve ficar para fora, o que garantirá que ela não saia do lugar hora do ato sexual. Ela também possui maior lubrificação do que a camisinha masculina”, .
Cadastro nas UBS
A presidente da comissão de saúde destacou ainda a importância dos moradores dos bairros se cadastrarem nas unidades de saúde de Curitiba e região. “É muito importante que todo o cidadão curitibano se cadastre na unidade de saúde, posto de saúde ou Upas, na sua região próximo da sua casa. Isso para todos, mesmo aqueles que já tenham planos ou convênios privados”, disse Maria Letícia.
Maria Letícia é médica do Instituto Médico Legal do Paraná e explica a importância do cadastro para saúde de toda a comunidade. “Por exemplo, uma epidemiologia pode ser mais facilmente controlada se todos procurassem as unidades – as pessoas adoecem e não procuram a unidade. Se elas adoecem, a região pode estar adoecida! O cadastro nas UBS é fundamental para toda a cidade, de cada indivíduo, de cada região”, reforça.
Tratamentos
Os tratamentos especializados e atividades de prevenção de doenças também são oferecidos nas UBS. “A unidade de saúde oferece além de tratamento médico ela oferece outras atividades que atendem necessidades como prevenção de doenças como, por exemplo: Os grupos de hipertensos, diabetes, tabagismo. A UBS centraliza também atividade física com os núcleos de apoio à saúde da família que atendem as pessoas com atividades físicas para o cidadão. Ou seja, se eu tenho a saúde bem tratada eu não tenho só o tratamento da doença eu também tenho a prevenção dela por meio da orientação e da atividade física”, aponta.
Vacinas
A vereadora atenta também para a importância da vacinação e a facilidade que as UBS oferecem para quem necessita colocar em dia as vacinas. “Temos as vacinas sazonais, como a vacina da gripe, e as vacinas regulares que as pessoas podem procurar gratuitamente o ano todo”.
Deixe um comentário