A próxima pesquisa sobre a corrida ao Palácio 29 de Março, registrada neste domingo (5) pelo IBOPE e que deverá ser divulgada na sexta-feira (10), pode ocultar o verdadeiro resultado do levantamento.
A margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos pode facilitar a manipulação dos dados e esconder a performance positiva, ou negativa, de um ou outro candidato.
Essa avaliação de metodologia de pesquisa foi denunciada por mim em diversos meios de comunicação e blogs. Até setembro vai haver manipulação de acordo com os interesses inconfessáveis do contratante do Instituto de Pesquisa. Em meados de setembro para garantir sua suposta isenção e grau de qualidade esses Institutos começam a se alinhar a realidade eleitoral aos poucos, agem como formadores de opinião até setembro e a partir da proximidade da data de elição agem com informadores de opinião. Assim caminha a Humanidade com as pesquisas tentando enganar os eleitores mas não aos candidatos que sabem pela sua aceitação nas ruas qual a verdadeira colocação no coração do povo.