Arquivos

Categorias

Marco das Três Fronteiras completa 117 anos

O Marco das Três Fronteiras, localizado no encontro dos rios Paraná e Iguaçu, está fechado para visitação turística neste mês de julho, como medida de proteção para conter o coronavírus, completa hoje, 20 de julho, 117 anos de história.


O monumento, que foi inaugurado no dia 20 de julho de 1903, ganhou, há cerca de cinco anos, R$ 30 milhões em investimentos do Grupo Cataratas, responsável pela gestão turística e transformação do atrativo. Além disso, demarca a fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, sendo reconhecido como um patrimônio histórico e cultural da região.

Em 2019, o atrativo atingiu a marca de um milhão de visitantes, desde sua reabertura, após passar por duas grandes revitalizações, sendo a primeira em 2015 e a segunda em 2016. Vale destacar que nesses períodos de repaginação o local teve a visitação encerrada ou parcialmente suspensa por alguns meses.


O marco argentino, que se situa às margens do Rio Iguaçu, foi inaugurado na mesma data. Já o marco paraguaio, que fica à margem direita do Rio Paraná, foi erguido anos depois, em 26 de janeiro de 1961. Os três, igualmente pintados com as cores nacionais, formam um triângulo que fixa o limite territorial e a soberania dos três países.


O sucesso do Marco das Três Fronteiras é resultado da concessão da Prefeitura de Foz do Iguaçu ao Grupo Cataratas, empresa fundada na cidade, no ano de 1999, e que desde 2015 é responsável pela revitalização e gestão do atrativo, colaborando para o desenvolvimento da economia e do turismo em Foz do Iguaçu.