A capital da Bahia, Salvador, será palco nesta semana de dois importantes movimentos envolvendo a internet e a comunicação brasileira. A Comissão Especial criada para analisar o Marco Civil da Internet, a lei que vai definir as diretrizes do uso da rede no Brasil, promove sábado (26), o terceiro seminário para discutir o tema.
O evento, que passou por Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), chega à capital baiana com uma novidade – será realizado como atividade conjunta do III Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que acontece de 25 à 27 de maio. O deputado João Arruda (PMDB-PR), presidente da Comissão Especial, irá
participar das duas atividades. “Estamos discutindo os direitos e os deveres de usuários e provedores de internet. Em Salvador, esta questão será ampliada com os debates da comunicação pela rede, junto com blogueiros de todo o país”, disse.
Em Salvador o seminário terá como tema “Liberdade de expressão e o potencial de inovação da Internet”. Segundo João Arruda, para falar sobre as questões foram convidados Renata Mielli, do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé; Sérgio Amadeu – Professor Doutor da UniABC e representante do terceiro setor no Comitê Gestor da Internet no Brasil;
André Lemos Wilson Gomes, da UFBA; Ricardo Luzbel – Diretor da Associação Baiana de Imprensa (ABI) e da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing da Bahia (ADVB – BA), além de presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD).
O seminário, que na última semana aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná, terá ainda participação do relator do Marco Civil na Comissão Especial, Alessandro Molon (PT-RJ) e a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
A reunião, das 14h30 às 18h30, será no Hotel Sol Bahia, localizado na Rua Manuel Antônio Galvão, 1075, na região dos Patamares. O seminário terá transmissão e bate-papo ao vivo pelo portal e-Democracia, da Câmara dos Deputados.
Encontro de Blogueiros
O Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, evento que reúne blogueiros, tuiteiros, facebookers, jornalistas, comunicadores independentes e ativistas virtuais, chega à sua terceira edição, após passar por São Paulo, em 2010 e Brasília, em 2011.
O evento discutirá entre outros temas, redes sociais, jornalismo na internet, movimentos populares, Marco Civil da Internet, uma nova comunicação.
Entre os convidados estão os ex-ministros Franklin Martins (Comunicação Social) e Gilberto Gil (Cultura), o jornalista francês Ignácio Ramonet do Le Monde Diplomatic, Amy Goodman, fundadora do movimento Democracy Now, além de vários personagens importantes do atual momento da comunicação e da internet no país.
Deixe um comentário