Arquivos

Categorias

MARCO AURÉLIO APOIA REQUIÃO

Esclarecido – O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, parece ser defensor do que o governador Roberto Requião apelidou de “nepotismo esclarecido”. Nessa concepção, empregar familiares é válido quando eles são qualificados para o cargo. O próprio Marco Aurélio foi nomeado para o STF, em 1990, por um parente – seu primo Fernando Collor de Mello, então presidente da República.

Respeitabilidade – “Quando cheguei ao Supremo, tinha três anos de Ministério Público do Trabalho, três anos de juiz do Tribunal Regional do Trabalho e oito anos de ministro (do Tribunal Superior do Trabalho)”, disse Marco Aurélio. “Aonde cheguei não foi pelas mãos dele (Collor). Eu tinha uma vida de respeitabilidade maior no meio acadêmico.”

Peculiaridades – Para Marco Aurélio, “toda concepção exagerada é condenável”, e, por isso, cada caso de nepotismo tem de ser julgado conforme suas peculiaridades. Em breve, o ministro vai participar do julgamento da ação que pede o afastamento de Maurício Requião, irmão do governador, do Tribunal de Contas do Paraná.

da coluna Notas Políticas, da Gazeta do Povo, desta terça-feira (24).