Arquivos

Categorias

Mantega e Pimentel devem anunciar desoneração, ajustes de tarifas e incentivos ao setor produtivo

Ao Valor Econônico, Guido Mantega, adiantou que o governo vai ampliar a desoneração da folha de pagamento para outros setores, além dos que já foram contemplados pelo Plano Brasil Maior. Hoje, em troca de 20% de pagamento sobre a folha, é cobrada alíquota de 1,5% sobre o faturamento das empresas do setores têxtil, calçados e tecnologia da informação. Mantega afirmou ainda que todos os setores da indústria poderão ser incluídos nesse plano, desde que manifestem interesse. A desoneração valerá para o longo prazo.

Ao Estadão, Fernando Pimentel (Desenvolvimento) afirmou que as novas medidas de “indução do crescimento” seráo anunciadas nesta semana. Será um anúncio conjunto de três pasta (Desenvolvomentp, Fazenda, Ciência e Tecnologia). Pimentel afirmou que o objetivo das medidas é aumentar “em torno de 4% a 5%” a taxa de investimento da economia doméstica em relação a 2011, quando foi registrado investimento de 19,3% do PIB, segundo o IBGE, contra 19,5% em 2010. “Nós queremos chegar perto de 20% de formação bruta de capital fixo. Mas eu diria que essa é uma meta ambiciosa”, avaliou.

Apesar de não querer adiantar possíveis ações do governo para fomentar a economia, Pimentel acabou por revelar que há estudo para estender a redução tributária concedida ano passado a alguns produtos da chamada linha branca, como fogões e lavadoras de roupas.

O ministro deu mais indicativos de que as medidas a serem anunciadas podem seguir na mesma linha ao citar as orientações da presidente Dilma Rousseff à equipe. “A presidente tem sido muito enfática nas intervenções dela no sentido de que a gente crie condições para alavancar a demanda. Além da queda dos juros. Estamos trabalhando nisso. A minha posição pessoal é de reduzir tributos, mas sou só um na equipe”, concluiu.

A informação, no entanto, foi negada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, por meio de sua assessoria de imprensa. O benefício tributário acaba no final de março.