Foz do Iguaçu possui mais de 12 mil micro e pequenas empresas formalizadas. Somente a Casa do Empreendedor formalizou 3.500 de 2011 até agora. O número de microempreendedores individuais (aqueles que normalmente trabalham sozinhos e podem ter um faturamento de até 60 mil por ano) também aumentou nos últimos anos – cerca de 5 mil novas pessoas aderiram ao MEI no município.
A maioria dos negócios está ligada ao comércio, prestação de serviços, turismo e alimentação. Os dados foram apresentados ontem (5) durante a comemoração do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, realizada no escritório do Sebrae em Foz do Iguaçu. A data, simbólica, é uma referência à entrada em vigor do primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, instituído em 5 de outubro de 1999. As informações são d’A Gazeta do Iguaçu.
De acordo com o Sebrae, as micro e pequenas empresas representam 95% dos estabelecimentos formalizados no país, respondem por 52% dos empregos com carteira assinada, 40% da massa salarial e também por 27% do Produto Interno Bruto (PIB). “O Estatuto foi fundamental para que as micro e pequenas empresas pudessem ter tratamento diferenciado, ser reconhecidas e mais respeitadas”, disse o consultor do Sebrae Edinardo Aguiar.
Foto: Roger Meireles
Deixe um comentário