Por Joyce Carvalho, em O Estado do Paraná:
Chegar pela manhã no Mercado do Café, tomar uma xícara da bebida e comer uma rosquinha de fubá, um pastel, uma banana recheada ou um bolinho de camarão. Esta é uma boa forma de começar uma visita a Paranaguá, a principal cidade do litoral do Paraná. Paranaguá não tem praia. Mas tem história, cultura, gastronomia, religião e belezas naturais. É preciso deixar de lado aquele pensamento de que Paranaguá é só porto e aproveitar as diversas opções que a cidade oferece.
O município é um dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional no Brasil, conforme o Ministério do Turismo. Em novembro de 2009, o Centro Histórico de Paranaguá foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Tudo isso representa uma maior facilidade para obter crédito e a chegada de recursos externos para a preservação de prédios históricos. O Iphan já restaurou a Estação Ferroviária e o Museu de Arqueologia e Etnologia do Paraná.
A recuperação está em andamento no Mercado de Artesanato (o primeiro Mercado Municipal da cidade) e a Casa da Memória, no Largo Monsenhor Celso. Os reconhecimentos são importantes porque a preservação depende muito dos proprietários. E muitos imóveis não estão em boas condições justamente por causa disso. (Leia mais)
Deixe um comentário