A morte de um estudante paulistano assaltado por um adolescente que estava às vésperas de completar 18 anos trouxe à tona novamente a discussão a respeito da redução da maioridade penal no Brasil, tema que vem, há décadas, dividindo juristas e entidades defensoras dos direitos humanos.
Apesar do novo fôlego garantido pela repercussão do caso, a ideia não é nova: tramitam na Câmara e no Senado ao menos cinco projetos que defendem que adolescentes possam responder penalmente como adultos. Além disso, diversos setores da sociedade vem levantando o debate.
A polêmica é o tema da nova enquete do Boca Maldita. Você é contra ou a favor da redução da maioridade penal? As opções são as seguintes:
– Sim. Vai inibir crimes praticados por adolescentes
– Contra. Não vai impedir que os adolescentes cometam crimes
– Se reduzir para 16, os bandidos usarão adolescentes de 14 anos
– Precisa aumentar o tempo de apreensão dos adolescentes criminosos
– Nenhuma das alternativas
Os internautas também podem participar pelos comentários ou pelas redes sociais Facebook e Twitter.
Eu apoio, mas com ressalvas, pois nosso sistema prisional( carcerário) pode ser o suporte para a contravenção e aprimoramento da marginalidade. Entretanto, a sociedade não suporta mais ficar refém de ‘menores em conflito com a lei’ que tudo podem, tudo fazem tendo como escudo o ECA. Lamentável. Isso tem que mudar, é um pedido de basta! Penas mais duras Já!
Ai, ai… como se menores de idade de classe média cometessem crimes.. teria sido mais honesto ter colocado uma criança negra. Dessas com cara de quem já passou fome na vida, sabe? Porque são essas crianças que serão presas, enviadas pros presídios pra se tornarem criminosas super-profissionais, sair de lá endividada com a bandidagem, devendo um monte de favores, sem chances de ter uma vida minimamente decente e sem absolutamente nada a perder… quero só ver essa diminuição da maioridade diminuir a violência. Corto meu saco fora se a violência diminuir com essa lei. É tão estúpida quanto bater numa criança pra ela parar de chorar.