A maior usina fotovoltaica em carport (sobre estacionamento) do Brasil tem quase 7 mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos instalados no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.
São 2.376 painéis sobre as 375 vagas do estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, além de outros 538 painéis sobre os telhados dos prédios de Engenharia Química e Engenharia Elétrica. O sistema tem uma capacidade de produção energética de 1,3 mil MWh/ano, equivalente à metade do consumo diário das residências de Curitiba.
Com inauguração prevista para dezembro, a usina é um dos projetos de eficiência energética da UFPR, por meio do Departamento de Engenharia Elétrica (Delt), em parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de trazer à universidade a expectativa de economia no gasto com energia, a usina solar já transformou o campus num laboratório vivo que integra departamentos da universidade e iniciativa privada no desenvolvimento de tecnologias funcionais em energias limpas e renováveis.
O excesso de eletricidade produzido pelos painéis da UFPR é depositado num banco de energia administrado pela Copel, podendo ser utilizado pela universidade no período de um ano. A expectativa também é quanto à preservação ambiental: a geração de energia fotovoltaica evita a emissão de 96 toneladas de gás carbônico por ano, o que equivale à preservação de 4.372 árvores.
A disponibilização de energia limpa é um dos objetivos da instalação de painéis solares nos campi da universidade, possibilitando a manutenção do conforto ambiental em seus edifícios, laboratórios, salas de aula e demais instalações, enquanto gera economia de recursos da UFPR com a redução do uso da eletricidade fornecida pela Copel.
Deixe um comentário