O candidato a prefeito Maico Gasparini (MDB) disse neste sábado, 24, que a rede de internet 5G, de alta velocidade, vai alcançar, de forma gratuita, às casas de todos os moradores, do campo e da cidade, de Itaipulândia. “Está no plano de governo. É o Programa 5 G – Internet Gratuita. Todas as residências de Itaipulândia terão acesso gratuito à internet em rede de alta velocidade. É a inclusão digital que serve para uma série de atividades, principalmente, a educação e o direito à informação”, disse.
“Hoje, a internet é essencial na vida das pessoas, para compra, comércio, telemedicina, agendamento, estudos, lazer, trabalho. Além do mais, com acesso gratuito, é mais dinheiro que poderá ser usado para outras despesas de casa e da família”, completa.
Itaipulândia, cidade do oeste do Paraná, tem uma população de pouco mais de 11,4 mil habitantes em uma divisão quase igualitária (50%) entre as zonas urbana e rural. Banhada pelas águas do Lago Itaipu, tem sua economia voltada à agropecuária, serviços e turismo.
“Vamos estudar a melhor forma, por rede de wifi ou fibra óptica, o importante é que a internet chegue com alta velocidade a todas as casas”, disse Maico Gasparini ao adiantar que o serviço gratuito estará funcionando nas praças, parques, escolas, unidades de saúde e prédios públicos.
Com a internet, Itaipulândia vai integrar a rede de cidades digitais, como são apontados os municípios que oferecem internet gratuita a seus moradores. Na maioria das cidades digitais, o fornecimento gratuito do sinal aberto é via rádio, através de redes sem fio, para captação por qualquer interessado.
Deixe um comentário