Prefeitos da região e jornalistas participaram nesta quarta-feira (9), em Cascavel, do lançamento do 15º Prêmio Amop de Jornalismo, que tem como tema “A luta do Oeste por um pedágio mais justo”. O encontro marcou também os 52 anos da associação que reúne 54 municípios do oeste do Paraná.
Até o dia 5 de outubro, podem ser inscritos trabalhos nas categorias impresso, televisão, rádio, fotografia e internet. “É uma ação que ainda está em curso, por isso devemos nos manter vigilantes. Porém, o governo do Estado, e consequentemente o governo federal, só mudaram de postura, aceitando o modelo da menor tarifa e sem outorga onerosa, depois que a pressão partiu da região Oeste, com ampla ressonância junto aos veículos de comunicação regionais”, afirma o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), presidente da Amop.
Já o prefeito de Santa Tereza do Oeste e primeiro vice-presidente da Amop, Élio Marciniak, o Kabelo (PSD), destaca a importância do debate que se desenvolveu em todo o estado. “Temos as praças de pedágio mais caras. É preciso que as autoridades que estão conduzindo essa discussão entendam que, apesar da nossa grandeza, aqui não somos a Europa do Brasil: todo o dinheiro do mundo não está no Oeste”, diz.
O prefeito de Anahy e diretor de Cultura e Eventos da Amop, Carlos Reis (PSD), entende que o tema deste ano é relevante. “Estivemos expostos durante mais de 20 anos a um modelo de pedágio injusto. Esse é um grito da região Oeste, de uma vitória que ainda não foi consolidada, mas está sendo construída, passo a passo”.
Deixe um comentário