A luta pelo passe livre aos estudantes de Curitiba prossegue nesta terça-feira (8), avisa o presidente da Upes (União Paranaense de Estudantes Secundaristas), Rafael Clabonde. Além de protestar em frente a prefeitura, os estudantes vão acompanhar a reunião da Comissão de Segurança Pública na Câmara de Vereadores. “A juventude vai às ruas para reivindicar o passe livre no transporte coletivo de forma mais intensiva”, avisa Clabonde.
O presidente da Upes sustenta que a burocracia da Urbs – empresa respon´savel pela administração do transporte coletivo em Curitiba e região metropolitana – exclui de muitos estudantes o direito já conquistado do meio passe. “O problema é que uma parte considerável dos pedidos emperra na burocracia da Urbs. Muitos estudantes não conseguem esse benefício”, disse Clabonde em entrevista na Boca Maldita de Curitiba.
E além da burocracia – conforme Clabonde – a Urbs não esclarece lucros e gastos, que até hoje não foram declarados a população. “Para onde que vai o dinheiro dos dois milhões de passageiros diariamente na capital?”. No ato da última quarta-feira (2), os estudantes quebraram a caixa preta da Urbs “para ver se essa patifaria acaba de uma vez por todas. A gente tem que ter acesso á isso porque é um direito do cidadão”, disse Clabonde. Leia a íntegra da entrevista em Reportagens.
Deixe um comentário