A equipe de Dilma Rousseff está preparando uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para arcar com os custos das viagens dela pelo Brasil. A conta das viagens tinha sido repassada ao PT, mas estava salgada para o partido. Dilma viaja com pelo menos dez assessores, entre médico, jornalistas, fotógrafo e seguranças. Até agora, a legenda pagou apenas uma viagem dela, há duas semanas, para um encontro com intelectuais em Campinas. As informações são de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.
Ontem Dilma não compareceu ao lançamento de um livro sobre o impeachment em SP. Sua presença estava confirmada. Há relatos de que também o Instituto Lula está apertando os cintos. As contribuições de empresas, outrora abundantes, desapareceram.
Dirigentes do Instituto afirmam que os projetos da em andamento, voltados para a América Latina e a África, estão sendo financiados por recursos arrecadados para eles em 2013 e 2014.
Já a empresa de palestras de Lula está praticamente parada. Neste ano, ele não fez nenhuma conferência remunerada.
Em 2011, depois de deixar a Presidência, Lula fez 31 palestras (21 delas no exterior). No ano seguinte, o ritmo diminuiu já que ele se tratava de um câncer. Em 2013, recuperado, Lula proferiu 20 palestras. Em 2014, dez. No ano passado, apenas três.
Deixe um comentário