O presidente Lula convidou novamente o deputado federal Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara, a integrar a comitiva que visitará a China entre 11 e 15 de abril. Lula vai se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping e ainda vai assinar acordos bilaterais com o país asiático. “A China é o principal parceiro comercial do Brasil. As exportações brasileiras somaram R$ 89,4 bilhões em 2022. É um mercado com potencial muito grande para a nossa proteína, frango, bovino e porco, setores em que o Paraná se destaca”, disse o deputado, único parlamentar paranaense na comitiva presidencial.
Na primeira viagem à China, do qual Lula não participou porque estava com pneumonia, empresas paranaenses foram habilitadas pelo governo chinês para exportar as carnes bovina e de frango.
Zeca Dirceu vai integrar a comitiva de 37 parlamentares – 29 deputados e 8 senadores -, entre eles o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A saída de Brasília será em 11 de abril pela manhã.Em 12 de abril, à noite, a comitiva chega a Xangai. A reunião com opresidente chinês, Xi Jinping, está marcada para 14 de abril. Lula e Jinping tambémassinarão atos de cooperação entre os dois países. No dia seguinte, a comitiva retorna ao Brasil.
Acordos
Um dos assuntos que Lula deve discutir com Jinping será a criação de um comércio de crédito de carbono entre os dois países. A China é um dos países mais poluidores do mundo, respondendo porquase 1/4 das emissões mundiais.
Estão previstas ainda reuniões para tratar de temas bilaterais, entre eles, comércio, investimentos e reindustrialização. A comitiva presidencial será composta de parlamentares, governadores, ministros e empresários.
A China será o 4º país visitado por Lula depois de sua volta ao Palácio doPlanalto, em 1º de janeiro deste ano. Os primeiros foram Argentina,Uruguai e Estados Unidos. A viagem ao país asiático, porém, é a queterá maior caráter econômico até agora.
Deixe um comentário