O prefeito Luciano Ducci inaugurou nesta terça-feira (12) a Central de Distribuição de Alimentos, no Capão da Imbuia, responsável pelo abastecimento dos 32 Armazéns da Família em Curitiba e municípios vizinhos. O prédio de 22 mil metros quadrados, da década de 1960, pertencia ao antigo Instituto Brasileiro do Café e foi completamente reformado pela Prefeitura.
“É uma modernização completa, que além da segurança alimentar da população melhora as condições de trabalho dos funcionários”, disse o prefeito.
Na central ficam estocadas cerca de 30 mil toneladas de produtos. Na unidade trabalham 260 funcionários da Secretaria Municipal do Abastecimento. Na reforma, a Prefeitura construiu novos banheiros, fez adaptação para embarque, desembarque e estocagem de alimentos e de produtos em geral.
O prédio também recebeu isolamento térmico e climatização, que garantem temperatura adequada para conservação dos alimentos. O piso foi reforçado para suportar o peso e a movimentação de produtos que circulam no depósito. As canaletas internas, alargadas, dão mais agilidade para os desembarques das carretas que trazem as mercadorias.
“A abrangência e a finalidade do programa Armazém da Família justificam uma estrutura como essa. Aqui vemos a capacidade gerencial da Prefeitura em cuidar da cidade e de sua gente”, declarou o presidente do sistema Fecomercio, Darci Piana, que acompanhou a inauguração.
Os sistemas elétrico e hidráulico da Central foram substituídos, e a sala de controle de estoque, próximo da área de armazenagem, ampliada. Os funcionários ganharam novos banheiros e um novo refeitório.
“Essa reforma permitirá economia de recursos, agilidade no recebimento e distribuição das mercadorias e, acima de tudo, cumprimento absoluto das normas de segurança alimentar”, destacou o secretário municipal do Abastecimento, Humberto Malucelli.
No Depósito Central chegam as mercadorias que abastecem os Armazéns da Família. São produtos como arroz, feijão, farinha de mandioca, charque, macarrão e afins, além de limpeza e higiene pessoal.
O depósito também é a central de armazenagem e distribuição dos produtos comprados em parceria com os municípios de Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Araucária, Colombo entre outros.
As famílias cadastradas nos Armazéns da Família têm renda de até três salários mínimos e economizam em média 30%. Atualmente Curitiba conta com 32 Armazéns, onde estão cadastradas 300 mil família.
Nas prateleiras, as famílias atendidas encontram 180 tipos de produtos, permitindo ao consumidor escolher marcas líderes de mercado. O Armazém também comercializa itens da agricultura familiar, sendo uma importante ponte entre o homem do campo e os consumidores da capital.
Participaram da inauguração da nova central os vereadores Julieta Reis, Emerson Prado e Felipe Braga Cortes, além do presidente da Ação Social do Paraná, padre José Aparecido.
Deixe um comentário