O professor Jorge Bernardi, ex-vereador de Curitiba, avisa que seu livro “A Guerra do Contestado” em quadrinhos está disponível no site de vendas da Amazon – https://www.amazon.com.br/
“Retrata de forma definitiva a última grande guerra civil brasileira que ocorreu entre os anos de 1912 a 1916, numa área de 30 mil km², onde no planalto, planalto norte e meio oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná, região contestada pelos dois estados”, completa.
O exército brasileiro, segundo Jorge Bernadi, utilizou um terço de seu efetivo, cerca de sete mil soldados, contra a população rebelde de perto de 20 mil pessoas. O número de vítimas fatais varia de três a oito mil, entre combatentes rebeldes, militares, e a população civil (criança, mulheres e idosos).
Entre as causas do conflito está o esbulho de posseiros pelo governo e empresas estrangeiras, a exploração de riquezas (madeira e erva mate), o movimento messiânico e o primitivismo religioso envolvo no sentimento monárquico nas populações injustiçadas, a luta inconsciente pelos direitos humanos e a questão de limites interestaduais.
“Nessa guerra, pela primeira vez o exército utilizou aviões no teatro das operações, morrendo em acidente, o tenente Ricardo Kirk que se tornou o patrono da aeronáutica. O território disputado foi dividido entre os dois estados colocando fim ao conflito”, diz Bernardi.
O livro tem 149 páginas e custa R$ 59,90.
Deixe um comentário