Arquivos

Categorias

Literatura: Escritor maringaense ganha Prêmio Jabuti de melhor romance

Gazeta do Povo e Folhapress

O maringaense Oscar Nakasato ganhou o Jabuti, uma das principais premiações da literatura brasileira, com a obra “Nihonjin”, foi escolhida o melhor romance deste ano. Os premiados de 29 categorias foram divulgados na noite desta quinta-feira (18) em apuração aberta ao público na sede da Câmara Brasileira do Livro.

Outros paranaenses também foram premiados na ocasião: Josely Vianna Baptista (Poesia); Dalton Trevisan (Contos e Crônicas); e Áureo Gomes Monteiro Júnior, Celia Cunico, Marcia Porto e Rogério Coelho (Didático e Paradidático).

Autor de primeira viagem não esperava receber o prêmio

Atualmente morando em Apucarana, no Norte do Paraná, Nakasato afirmou que não esperava receber o prêmio. “Quando se está entre dez finalistas, nós corremos o risco de ganhar, mas não contava muito com isto. O páreo era muito duro”, conta o escritor maringaense, que ficou sabendo do prêmio enquanto fazia compras no supermercado. “Minha editora me ligou quando estava pagando a conta no caixa.”

Formado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Nakasato atualmente leciona no campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Segundo ele, “Nihonjin” nasceu enquanto terminava sua tese de doutorado em literatura brasileira. “Constatei que não havia uma grande participação de personagens nipo-brasileiros na literatura”.

“Nihonjin” é o primeiro romance escrito por Nakasato, que já teve alguns de seus contos publicados. A obra de estreia do maringaense já havia vencido o 1º Prêmio Benvirá de Literatura, do qual participaram 1.932 concorrentes de todo o Brasil com obras inéditas.

Segundo ele, a obra que narra a história de um imigrante japonês demorou cerca de quatro anos para ser escrita, entre várias pausas. “Para compor a obra, fiz várias pesquisas, inclusive em livros de sociologia e antropologia, além de me basear em histórias contadas por meus pais”, revela.

Premiação

A última etapa do prêmio acontece no dia 28 de novembro: haverá uma cerimônia de premiação dos vencedores e serão anunciados os vencedores nas categorias livro do ano de ficção e livro do ano de não ficção -prêmios máximos do Jabuti.

LEIA MAIS