Uma liminar concedida pelo desembargador José Aniceto pode provocar uma reviravolta nos novos deputados estaduais e federais do Paraná.
Aniceto atendeu ao pedido do presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, que garante a posse na Assembleia Legislativa do médico Gilberto Martin, primeiro suplente do PMDB, no lugar de Luis Claudio Romanelli, que vai pedir licença para atuar na Secretaria Estadual do Trabalho.
A informação é do blog do Fábio Campana. A expectativa era que a vaga de Romanelli fosse ocupada pelo petista Elton Welter, primeiro suplente da coligação que tinha além de PMDB e PT, o PDT, PCdoB e o PR.
O argumento do PMDB é com base na resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que entendeu que a vaga no legislativo, em caso de vacância, é do primeiro suplente do partido, não da coligação.
Se a decisão de aniceto for estendida aos demais suplentes que buscam a sua vaga no partido, dançará também o deputado estadual Duilio Genari (PP), que assumirá no lugar de Durval Amaral (DEM) e poderá deixar o lugar para o primeiro suplente do DEM, Sabino Picollo.
Dos deputados federais, se adotado o mesmo procedimento, Luiz Carlos Setin (DEM) perde a vaga de suplente de Cesar Silvestri (PPS). Em seu lugar assumiria João Destro (PPS).
No caso de Luiz Carlos Hauly (PSDB) nada muda, pois o seu suplente, Luis Nishimori é tucano igual ao titular.
Siga o blog no twitter
Deixe um comentário