Arquivos

Categorias

Liderança no Ideb mostra educação pública de ponta no Paraná, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta sexta-feira, 16, que a liderança do Paraná no Ideb mostra o resultado dos investimentos na educação pública. Os dados do Inep apontam a liderança do estado no país com a maior nota nos anos iniciais do ensino fundamental (6,7), nos finais do ensino fundamental (5,5 – junto com o estado do Ceará) e no ensino médio (4,9). O índice obtido pelas escolas municipais contribuíram na liderança paranaense nos anos iniciais do ensino fundamental, acima da meta de 6,0.

“Nós temos que celebrar os resultados do Ideb que mostram os avanços na educação no Paraná. O fato concreto é que um conjunto de medidas tem dado resultado numa resposta de professores e professoras, pedagogos, diretores, merendeiras, cozinheiras, supervisores, secretárias, enfim, de todas as equipes das escolas, dos núcleos regionais, das mães e pais e da comunidade escolar”, disse Romanelli na entrevista ao jornalista José Leite Cordeiro na Rádio Graúna de Cornélio Procópio.

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) leva em consideração as médias de desempenho em português e matemática nos exames aplicados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que são padronizados em uma escala de 0 a 10. A média das duas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das redes de ensino avaliadas. “Podemos avançar, mas indiscutivelmente nós estamos no caminho certo”, disse.

Investimentos
Os dados do Ideb, segundo o deputado, mostram também o resultado das ações, investimentos em tecnologia e equipamentos e ampliação do ensino integral. “Esse conjunto de medidas demonstra que estamos caminhando para a melhoria da qualidade de ensino do Paraná. Estamos com uma previsão de R$ 800 milhões de obras em escolas estaduais para 2025”

Romanelli destaca ainda as parcerias com as prefeituras para que a educação pública alcance todas as cidades e estudantes paranaenses com a oferta de ensino de qualidade. “Em alguns lugares é necessário atuar em parceria e isso o Estado tem feito. Os municípios estão investindo na construção de escolas e creches e na qualificação dos servidores da educação. O resultado aparece com diferenciais que são motivos de orgulho para todos os educadores do Paraná”, disse.

“Esta é uma conquista de toda a sociedade e a gente sabe do esforço para ampliar os avanços. Na Comissão de Educação, do qual eu sou membro titular, temos debates sempre muito duros, é verdade, mas temos conseguido avançar. O Ideb é fundamental para que a gente possa dizer que estamos no caminho certo, tem muito o que fazer ainda, mas o caminho é este traçado pelo Paraná”, disse Romanelli.

Destaques
Nas 20 maiores cidades do Paraná, Apucarana está na frente com 7,6 de nota, seguida de Foz do Iguaçu (7,4), Maringá (7,2), Londrina (6,9), Campo Largo (6,9), Cascavel (6,8), Toledo (6,8), Ponta Grossa (6,5), Curitiba (6,3), Guarapuava (6,3), Pinhais (6,3), Fazenda Rio Grande (6,1), São José dos Pinhais (5,9), Araucária (5,8), Colombo (5,8), Sarandi (5,7), Paranaguá (5,5), Piraquara (5,3), Almirante Tamandaré (5,2) e Arapongas (4,9).

Os maiores Ideb no Paraná, no entanto, na maioria são das cidades pequenas: Serranópolis do Iguaçu (8,9), Cruzeiro do Sul (8,3), Atalaia (8,2), Janiópolis (8,2), Paranavaí (8,1), Mercedes (8,0), Floraí (7,9), Bom Sucesso do Sul (7,8), Goioxim (7,8), Indianópoli (7,8), Itambé (7,8), Mandaguari (7,8), Nova Londrina (7,8), Santa Terezinha de Itaipu (7,8), Sertaneja (7,7), Flor da Serra do Sul (7,7), Leópolis (7,7), São Jorge do Ibaiti (7,7),, São Manoel do Paraná (7,7), Virmond (7,7). Apucarana (7,6), Boa Esperança (7,6), Quatiguá (7,6), Realeza (7,6), São João do Caiuá (7,6), São José da Boa Vista (7,6), Ubiratã (7,6), Dois Vizinhos (7,5), Matelândia (7,5), Ramilândia (7,5), Rio Negro (7,5), Sengés (7,5), Boa Esperança do iguaçu (7,4), Castro (7,4), Foz do Iguaçu (7,4), Inajá (7,4), Sabáudia (7,4) e Tupãssi (7,4).