O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, apontou terça-feira, 10, o esforço que o Governo do Estado tem feito para preservar a economia paranaense, mesmo num cenário de crise nacional. Romanelli também questionou a queda nos repasses que estão sendo feitos pelo governo federal ao Paraná.
Romanelli lembrou que, no ano passado, o Brasil teve um recuo de 3,8% na sua economia, enquanto o Paraná teve 1% a menos, 2,8% de retração. Para o deputado o que segurou a economia paranaense foram os investimentos que aconteceram nos últimos quatro anos do programa Paraná Competitivo, além da expansão do agronegócio, que também tem recebido apoio do Governo do Estado.
Em contrapartida ao crescimento do Paraná, o deputado criticou a perseguição feita ao Estado pela União que cada vez mais tem diminuído o repasse de recursos.
“No primeiro trimestre de 2016, ano de crise grave, o Paraná arrecadou R$ 15,2 bilhões para o governo federal. Um aumento de 3,38% em relação ao mesmo período do ano passado”, explicou Romanelli.
“Ao mesmo tempo, recebemos R$ 1,2 bilhão. O que dá 1% a menos do que havíamos recebido no primeiro trimestre de 2015. Arrecadamos mais, recebemos menos. No ranking das transferências da União, o Paraná ficou o 6º em arrecadação de tributos federais e o 10º em recurso de transferência da União” completou.
Deixe um comentário