Arquivos

Categorias

Libaneses da fronteira poderão votar nas eleições parlamentares do Líbano

Libaneses da fronteira poderão votar nas eleições parlamentares do Líbano

Foz do Iguaçu e São Paulo terão urnas para libaneses ou brasileiros com dupla nacionalidade votar para escolher representantes do Parlamento do Líbano

Os libaneses residentes no País ou brasileiros com dupla nacionalidade estão sendo convocados para votar na eleição do Parlamento do Líbano no dia 8 de maio. Os eleitores devem estar inscritos e registrados nos cadernos eleitorais do consulado libanês em São Paulo. No Brasil, apenas São Paulo e Foz do Iguaçu terão urnas de votação. 

Leia também

Em Foz, serão instaladas duas urnas. Ciudad del Este, no Paraguai, também com comunidade expressiva do país do oriente médio, não alcançou quórum para instalação de urnas. Na tríplice fronteira são mais de 12 mil libaneses-brasileiros que estão na terceira geração desde a primeira leva migratória nos anos de 1940 e 1950.

Anúncios

São médicos, professores, comerciantes, engenheiros, jornalistas, açougueiros. Na cidade da fronteira brasileira, entre os descendentes estão o ex-presidente da Acifi, Faisal Ismail, a vereadora Anice Gazzaoui (PL) e os vereadores Adnan El Sayed (PSD) e Kalito Stockel (PSD).

O jornalista Yassine Hijazi explica que as eleições no Líbano serão no dia 15 de maio. No entanto os cidadãos libaneses fora do país aptos para votar, deverão fazer no dia 8 de maio, das 7h às 22h. Para votar, os únicos documentos aceitáveis são: a Carteira de Identidade Libanesa (Hawiya) no modelo novo ou um Passaporte Libanês Válido. É a primeira vez que cidadãos em trânsito ou que morem fora do país possam votar em seus representantes.

Anúncios

Foram inscritos 1.043 candidatos para concorrer a cadeiras parlamentares, com mulheres representando 15% dos candidatos, com 155 candidatos. Os candidatos concorrerão a 128 assentos no parlamento, conforme o Acordo de Taif de 1989. Em Foz do Iguaçu, apenas 550 libaneses estão aptos a votar no dia 8 de maio.

O Brasil abriga uma das maiores diásporas libanesas do mundo. Segundo a embaixada do Líbano, são cerca de 200 mil cidadãos. A estimativa do número de descendentes —que só podem votar se tiverem a cidadania— varia de maneira imensa, dependendo de quem faz o cálculo. Segundo o governo brasileiro, entre 7 milhões e 10 milhões de pessoas com origem libanesa vivem no país

Anúncios

Locais de votação no Brasil
Centro de Votação em São Paulo: Escola Estadual Rodrigues Alves
Endereço: Rua Teixeira da Silva, 209 (esquina com a Avenida Paulista)

Centro de Votação em Foz do Iguaçu: Escola Libanesa Brasileira Educação Infantil e Ensino Fundamental
Endereço: Avenida Felipe Wandscheer, 2941, Jardim Dom Pedro I

Anúncios