Por Fabiula Wurmeister na Gazeta do Povo:
Publicada no Diário Oficial da União e em vigor desde o dia 9 de janeiro, a Lei 11.898 (Lei dos Sacoleiros) ainda aguarda regulamentação para poder ser aplicada. A tarefa está a cargo do Executivo, por meio de um conjunto de ministérios encarregado de elaborar as regras. A previsão é que o decreto regulamentar seja concluído até o dia 15 neste mês. A aplicação das normas e a necessidade de novos ajustes serão acompanhadas por uma comissão mista denominada Conselho de Monitoramento do Regime de Tributação Unificada (CMRTU).
Entre as principais mudanças esperadas para o texto da lei estão a fixação da alíquota única para os impostos federais atrelados à importação – hoje estabelecida em 42,25% e que não deverá passar de 18% –, a cota mensal máxima para cada empresa – entre R$ 12 mil e R$ 15 mil – e a relação de mercadorias proibidas e das que poderão ingressar no território nacional por meio das microimportadoras beneficiadas pelo regime. Na queda-de-braço entre os pretensos importadores e os defensores da indústria nacional, disputam espaço os equipamentos de informática, outros eletroeletrônicos, CDs e DVDs virgens, roupas e bebidas. (Leia mais)
Espero que a Lei realmente favoreça os que lutaram por ela, pois até agora não tenho visto nenhum beneficio a nós “pequenos” micro dos micro, empreendedores sermos beneficiados, pois se um pequeno micro vendedor ambulante fatura no máximo em torno de 3000 por mês, como ele vai pagar imposto de 42,22% é inviável, pois dos 3000, 1500,00 é reposição de mercadoria (capital) ai sobra 1500,00 que tirando 42,22% sobra somente 300,00 prá o coitado do ambulante… fazer o que? é claro que para um micro empreendedor já estabelecido, já tendo a isenção que o Requião dá de até 180.000 é isento no estado do Paraná, é claro que fica bom para o micro empreendedor, pois pagará somente 42% no produto importado, e venderá dentro da isenção do Estado… ai dá certo, mas coitado dos que lutaram ao longo dos últimos 12 anos pela criação desta lei… nem reconhecidos fomos, afinal estamos no Brasil!!!