A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta (16), a implantação do Pedagiômetro, sistema que vai monitorar o tráfego do pedágio no Paraná. O sistema irá monitorar diariamente, e em tempo real, o tráfego e o faturamento em cada uma das praças de pedágio.
Para o autor do projeto, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), a lei é uma medida histórica e será um instrumento eficaz no sentido de dar transparência ao pedágio. “Estamos fazendo história. O sistema permitirá saber qual a tarifa do pedágio para cada veículo que passa, saber quanto é a receita aferida em cada praça de pedágio diariamente, entre outras informações”, afirmou o deputado.
As informações obtidas por meio desse sistema servirão para a formação de um banco de dados que irá subsidiar a análise de fluxo de caixa marginal, estudos de ampliação de capacidade de tráfego, avaliações de níveis de serviço, desenvolvimento de projetos de restauração de pavimentos, dentre outros.
Tudo com vistas à melhoria da qualidade dos serviços públicos. “A implantação de um sistema eletrônico de monitoramento é fundamental para trazer transparência ao pedágio do Paraná e servirá de exemplo para todo o Brasil”, disse Romanelli.
Também de acordo com o líder do governo, deverá haver uma conciliação com a concessionária para que indique-se quantos veículos eram isentos e que passaram pela praça. “Isto porque o sistema é independente. Não tira informação do caixa do pedágio, pois é um contador do tráfego que é separado do pedágio” concluiu.
Gerenciamento – O pedagiômetro será gerenciado pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), com dados transmitidos de forma online. Além dos dados sobre o tráfego, uma emenda do deputado Tercílio Turini (PPS) acresceu que o sistema trará informações sobre atualizadas sobre o valor líquido da arrecadação.
Outra emenda, do deputado Felipe Francischini (SD), determinou que as informações do pedagiômetro estejam disponíveis no site da Agência Reguladora do Paraná (Agepar).
Deixe um comentário