As obras na nova unidade de celulose da Klabin em Ortigueira avançam e 50% da terraplanagem já foi concluída. A construção da fábrica vai começar a partir de maio. O Projeto Puma, como a Klabin chama o empreendimento, tem apoio do programa Paraná Competitivo e terá investimentos de R$ 5,8 bilhões. A nova fábrica está sendo construída em Ortigueira num terreno de 830 hectares.
Ricardo Barros, secretário da Indústria e Comércio, fez uma visita técnica às obras e lembra que a Klabin é o maior investimento privado da história do Paraná. “Um empreendimento que vai desenvolver economicamente uma das regiões mais necessitadas do Estado.
Recuperamos a confiança da iniciativa privada. Hoje o empresário conta com o apoio total do Governo do Estado”, afirmou. Em pouco mais de três anos, o Paraná Competitivo confirmou mais de R$ 26 bilhões em novos investimentos, com potencial para criação de 150 mil empregos em todas as regiões.
Cerca de 85% da mão de obra contratada para as obras da Klabin é paranaense, a maior parte dela dos municípios da região. “A previsão é de que no pico da obra, a partir do vigésimo mês, o que deve ocorrer no segundo semestre de 2015, tenhamos 8,5 mil trabalhadores no canteiro de obras”, explica o gerente de Projetos da Klabin, João Antonio Braga.
O processo de treinamento e capacitação já está sendo feito por meio de cursos gratuitos, oferecidos em parceria com a Secretaria do Trabalho, por meio do Pronatec. Em operação, a nova unidade de Ortigueira vai criar 1,4 mil postos de trabalho para produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano. A unidade deve começar a funcionar no 1º trimestre de 2016.
Deixe um comentário